top of page
logo_unisal.png

esquemas elétricos

1- Circuito de leitura de luz

LDL CIRQUITO.PNG

       Este é o circuito responsável por fazer a leitura da intensidade de luz no local controlado, a estufa. Ele é constituído por 5 Componentes, sendo:

-R1= Um resistor comum de 10k Ohms, responsável por ajustar a faixa de trabalho quando o LDR irá trabalhar.

-LDR(10MΩ)= Componente responsável por medir a intensidade de luz no ambiente. Conforme a luz varia, sua resistência também varia, assim é possível mensurar a valores para um alto nível de luz e para um baixo valor de luz.

-C2(10uF)= Capacitor eletrolítico comum, responsável por atenuar os ruídos e as altas oscilações emitidas pelo LDR, Assim garantindo um sinal de qualidade para a unidade de controle, o Arduíno.

-Pino A= Pino da unidade de controle no qual o sistema será ligado.Vale ressaltar que para o sistema funcionar o circuito foi preciso ligar numa porta analógica para que consiga ler a variação de tensão .

-Fonte (5V)= Fonte de tensão de 5 Volts para alimentação do sistema.

2-Cirquito de atuação

Capturar.PNG

       Este é o circuito que será atuado pela unidade de controle. Nele que será realizado os ajustes de intensidade de luz e mudança de cores conforme a programação. Ele é constituído por:

Fontes:

-FONTE DC (12V)= Fonte de tensão de 12 Volts, responsável por alimentar o "circuito de potência" do projeto, o conjunto de LEDs.

-FONTE DC (5V)= Fonte de tensão de 5 Volts, responsável por alimentar o circuito lógico e os acionamentos do sistema.

Modulo de relés:

Um dos componentes do projeto, o modulo de relés responsáveis por liberar tensão (+) para cada linha diferente de alimentação dos LEDs. Dessa forma é possível ter controle sobre as cores da fita de LED, num total de 6 Cores diferentes.

Cada modulo é constituído por:

-RL1;RL2;RL3= São os relés comuns, com contatos NA e NF.

-R2;R3;R4(1KΩ)= Resistores que limitam a corrente para o acionamento do transistor no qual ele é ligado.

-Q1;Q2;Q3=Transistores bipolar do tipo NPN, responsável por liberar a passagem de corrente para acionamento da bobina do relé.

Esse conjunto Resistor, Transistor e diodo formam um DRIVER, que é preciso para acionar a bobina dos relé, pois o Arduino sozinho não tem corrente suficiente para acionar a bobina.

Fita de LED:

-L1;L2;L3= Representam as 3 Linhas (Cores) diferentes que a fita de LEDs possui. Conforme esquema, são circuitos independentes por mais que fisicamente estejam unidas.

-R5;R6;R7(1KΩ)=São os resistores internos da fita que limita a corrente, para evitar queima dos LEDs.

Modulo de PWM:

-U1= Componente responsável por chavear a intensidade de luz, nesse caso, uma ponte H monster motor shield. Ela recebe um sinal de PWM da unidade de controle e faz o chaveamento do sinal GND controlando a potência de luz no LEDs.

- O PWM do projeto é um VNH2SP30-E, porém por não estar disponível na biblioteca de componentes, foi usado um similar, o DRV8871, para montagem do esquema elétrico.

-R8(10KΩ)=Conforme datasheet, resistor de controle de corrente.

Pinagem:

-Pino 5 Arduíno= Saída do sinal de PWM gerado pelo Arduíno.

- Pinos 6; 7; 8 Arduíno= São saídas digitais, no estado High, onde são ligadas os módulos de relés que através do código programado realiza a mudança de cores dos LEDs no projeto..

3-Cirquito DO SENSOR DE TEMPERATURA E UMIDADE

SENSOR TEMP.PNG

 Este é o circuito responsável por fazer a leitura da temperatura e da umidade da estufa. Onde:

-U2= É o CI DHT11 que fará a leitura da temperatura e da umidade dentro da estufa.

FONTE e GND= A Alimentação é feita ligado VDD no pino 1 e GND no pino 4 do CI.

PINO 4 ARDUINO= Pino do Arduino responsável pela leitura do DATA enviado pelo DHT11.

4- Ligação do no arduino

Arduino.PNG

Nesse circuito é possível visualizar as ligações feitas no Arduino, conforme os esquemas anteriores acima.

bottom of page